[review] Patrulha Estelar, o filme de cinema! Vale o download?

 

Um dos animes mais amados no Brasil é Patrulha Estelar. Exibido na extinta TV Manchete, logo no seu início, gerou uma geração de fã de animes, mesmo nem sabendo o que era isso na época. Aĺém de Patrulha Estelar, Pirata do Espaço (Groizer X), Don Dracula (Don Dorakyura) e Super Aventuras (Manga Sekai Mukashi Banashi) fizeram a cabeça de uma geração de crianças e adolescentes.

Patrulha Estelar teve 3 temporadas na TV e inúmeros filmes de cinema. Que eu saiba nenhum estreou em cinemas no Brasil, apesar do sucesso da série original.

Uma curiosidade é que os nomes dos personagens no Brasil seguiram a versão americana, assim Yamato vira Argo, Kodai vira Derek Wildstar, etc. A própria série original se chama Uchu Senkan Yamato, algo como Encouraçado Espacial Yamato, e não Star Blazers.

Mas o foco aqui não é falar do desenho, e sim do filme.

Há muito tempo os fãs sonham com um filme live action. Enfim em 2005 começou a pré-produção, sendo a filmagem principal feita em 2009.  E assim como o Senhor dos Anéis, a expectativa e o medo andavam de mãos dadas. O filme aparentemente foi um sucesso no Japão, batendo na estreia inclusive o penúltimo filme de Harry Potter.

Os valores de produção são muito bons. No entanto dá para sentir que fizeram uma dura escolha. Tendo apenas 24 milhões de dólares para fazer um filme Sci-fi onde 80% das cenas tem CGI, muito teve de ser cortado. Dá para sentir nitidamente os momentos onde as cenas de batalha externas e tomadas espaciais foram cortadas, e os combates são muito mais curtos do que gostaríamos. Essa abordagem até tira o impacto de muitas cenas. Mas na minha opinião foram por um bom caminho. Ao invés de fazer um filme com todas essas cenas mas de qualidade duvidosa, optaram por mostrar menos em tela, mas tudo que aparece é extremamente bem feito e acabado.

Acredito que muitos dos fãs mais ardorosos de longa data vão ficar irritados com muitas alterações de personagens e simplicações de episódios. No entanto, podemos dizer que o espírito do Yamato esta presente. Existem momentos mágicos, como a partida da Terra, o primeiro uso do canhão de ondas, a Yamato em combate espacial, e um bom desenvolvimento de personagem apoiado por  uma necessária duração de 131 minutos de filme.

Sobre as alterações, o visual  Halo dos Gamilas/Gamilons, ficou bonito mas um pouco fora da linha do universo. As versões de Starsha e Desslar/Desslok estão sem dúvida entre as alterações mais polêmicas.

O roteiro não é coeso. A longa série de batalhas e saltos nos espaço do desenho é muito cortada, e para quem não conhece a série pode achar que foi tudo muito simples e rápido. O filme se baseou na primeira temporada, A procura por Iscandar, e usa  muito elementos do segundo filme de cinema, Farewell to Space Battleship Yamato. Muito do drama tipicamente japonês esta presente no filme, inclusive meio exagerado mais para o final.

A direção de Takashi Yamazaki se não chega a ser empolgante é competente e não atrapalha o filme.

Os atores foram muito bem escolhidos. Takuya Kimura faz um crível Kodai/Wildstar, e Tsutomu Yamazaki encarna toda a sisudez do Capitão Okita/Avatar. Todo o resto do elenco esta muito bem, inclusive a beldade Meisa Kuroki como Yuki Mori/Nova.

Visualmente o filme é empolgante. Ver o Yamato cinematográfico é algo de babar.  O filme tem uma bela fotografia, e o visual interno da nave lembra um pouco a linha adotada por Battlestar Galactica. O filme tem visuais internos críveis do Yamato. Considero que a parte visual foi feita com inteligência, pois não é possível manter um visual de desenho animado num filme live action.  O uniforme foi extremamente bem adaptado, assim como o comportamento dos vários personagens. Em busca de realismo, a nave não recebe aqueles milhares de tiros do desenho animado de uma única vez, onde sempre escapava ilesa.

É um bom filme, em especial para fãs do desenho.  O que ninguém vai conseguir me explicar é porque o filme ainda não saiu em blu-ray e DVD no Brasil. E nem mesmo tem previsão de sair. Sair no cinema nem vou mencionar! Isso só é mais explicável do que a série original nunca ter sido lançada no Brasil em DVD. Brasileiro não gosta de ganhar dinheiro!

Enquanto nenhum empresário do home vídeo bota a cabeça para funcionar, o filme pode ser baixado em SD e HD:

http://filmescomlegenda.net/fcl/filmes/patrulha-estelar-space-battleship-yamato-2011/

 

 

28 respostas para “[review] Patrulha Estelar, o filme de cinema! Vale o download?”

  1. Amigão,

    me desculpe mas o filme é ruim demais! Roteiro horroroso!
    Não acho que valeu os 10gb de download não. Joguei boas 2 horas de minha vida fora.
    Me desculpe a opinião, mas sair um filme desse em DVD/Bluray só se for para agradar meia dúzia de fãs, porque o filme é ruim demais!

    []s
    Clayton

    Curtir

    1. Oi Clayton,

      Realmente o roteiro é fraco. Para esse tipo de filme, ou você entra no clima da nostalgia, ou realmente pode ser um tempo jogado fora.

      Um dos problemas do filme é que geralmente não esta agradando aos fãs mais ardorosos do Patrulha Estelar. Eu como sou um apreciador mas não um profundo conhecedor, gostei.

      Abração!
      Fabiano G. Souza
      Nerdmor.com

      Curtir

    2. Amigao eu que vou desculpar para vc.

      Vc do jeito que escreveu nem parece que viveu na época em que este desenho fez sucesso.

      Eu que vivi ativamente essa época, me emocionei em ver o filme, mesmo com legendas em inglês.

      Infelizmente aparecem alguns otários que nao sabem o que diz por aqui.

      Curtir

  2. Oi Solange,

    Testei os 3 links aqui e estão funcionando. O link não é do filme direto, mas de um arquivo compactado do tipo .RAR. Nele voce terá o .torrent , que pode usar em um programa como o Utorrent para realmente baixar o filme.

    Curtir

  3. Oi Nerdmor,

    Funcionou! Obrigada! 😉

    Amei o filme! Realmente o roteiro é fraco. A maior falha na minha opinião foi ter lançado o Yamato ao espaço em pouco minutos. Aquilo deveria ter sido um pouco mais trabalhado. O filme tem quase 2horas e 20minutos. Eu teria esticado um pouco mais pra 2horas e meia e acrescentaria mais algumas cenas logo no início do filme. Outra falha foi de ter usado a arma de ondas logo após o lançamento do Yamato. O lançamento da nave já é uma cena FANTÁSTICA a arma de ondas é outra quase tão fantástica quanto, portanto deveria ter sido deixada pra mostrar um pouco mais pra frente. Decisão ousada ao trocar o Dr Sado pela Dra Sado. A mudança não foi ruim, mas a doutora poderia ter sido melhor aproveitada.

    Ponto positivo para a trilha sonora que é simplesmente emocionante, os efeitos também estão bem cuidados para uma produção japonesa e o Analyser ficou fantástico! Melhor até do que no anime. A fidelidade ao anime sem dúvida é o ponto alto desse filme. Vou rever e guardar esse arquivo com muito carinho. Espero que saia em Blu-Ray aqui.

    Quanto ao final… bem, acho que não vai ter continuação né? Se tiver, então vão ter que desconsiderar algumas coisas do final. Acho eu.

    Curtir

  4. Obrigado pelas opiniões, Solange! Bom saber que gostou do filme. É uma pena mesmo o final não deixar chance para uma continuação, a não ser que façam como no anime e façam um reboot cinemtográfico.

    Um abraço!

    Curtir

  5. Parabéns pelo review!

    Eu, assim como muitos aqui no Brasil que têm 30 anos ou mais, aguardava com uma ansiedade insuportável pelo live-action de Patrulha Estelar. Eu era um dos que não perdia um episódio desta saga fantástica e ainda tive a oportunidade de revê-la alguns anos as três séries originais em japonês que uma bendita alma jogou no torrent legendado em português. E ver o original japonês fez uma diferença danada…

    Primeiramente, é bom ressaltar que este filme diz respeito única e exclusivamente aos fãs do anime. O público que tem como referência o cinema de Hollywood não vai entender nada e vai achar que tudo é uma cópia de vários outros filmes e seres, quando na verdade Yamato surgiu em 1974, beeem antes de muito do que foi feito em sci-fi por aí e até em episódios de Star Trek já houve referências. Enfim…

    Também vale ressaltar que ver filmes com atores japoneses interpretando em sua língua-pátria deve ser bem esquisito para quem não é habituado. Como sou apreciador do cinema oriental de longa data (“Old Boy” é um dos filmes mais fantásticos que vi recentemente, e tem ‘Mother”, “Casa Vazia”, muitos outros mais), não tive esse estranhamento.

    Pois é, Yamato não é um filme para leigos desinformados…

    (continua)

    Curtir

  6. (continuando)

    (continua)

    Sobre o filme em si, ele é bom. Daria nota 8, talvez menos, mas não mais que isso.

    Todo o apuro técnico que sua resenha citou é verdadeiro. Talvez o orçamento não fosse suficiente para compor muitas batalhas espaciais, mas ao mesmo tempo preservou-se o valor das interpretações e da carga dramática original, e as cenas puramente sci-fi exibidas são magistrais.

    Dito isso, é meio decepcionante a mudança que fizeram aos Gamilons e particularmente ao outrora personalíssimo Desslock. Tudo bem, a adaptação 100% poderia soar fake ou até mesmo ridícula e a saída até que foi inteligente. Ao menos a voz é a mesma, rs. Quem não viu ainda, vai entender do que estou falando.

    Dos outros personagens, particularmente gostei do Dr. Sado ter virado uma mulher! É talvez a única veia (ligeiramente) cômica do filme/série e isso foi mantido, inclusive ela entorna altas doses de sakê, rsrsrs

    A Yuki (Lola) teve um up grade bacana!

    O lance é que misturaram partes de O Cometa Império e o filme não dá margem a continuações.

    Pô, e eu que sonhava em ver o Cometa Império no live-action…

    Enfim, concordo com a opinião de que os produtores brasileiros parecem não querer ganhar dinheiro nem ao menos com o lançamento em DVD/Blu-Ray

    No mais, um sonho foi realizado com este filme! Não um sonho perfeito, mas satisfaz sim!

    Curtir

    1. Olá Fabio Martins,

      Agradeço a sua resenha. Sem dúvida vem complementar o que escrevi, assim como as opiniões da Solange.

      Realmente é um filme para iniciados. O Desslock deixa demais a desejar, assim como a Starsha. uma pena!

      Abração!

      Curtir

  7. É um filme para ser guardado com carinho. Poderia sim ter sido muito melhor, inclusive o último desenho lançado para cinema é melhor que o live action. É bem perceptível o rombo no roteiro, algumas ligações entre personagens meio mal explicadas. Transformaram Yuki numa StarBuck (galactica), mudaram o sexo do Dr. Sado, mas pelo menos não larga o gato nem a garrafa de Sake , como no desenho. 50% de todo fascínio da série é graças ao personagem Deslock e simplesmente esqueceram dele e da sua raça que eram humanos um pouco diferentes.

    Se tivesse 3 horas de filme aliado a mais verba e algumas coisas mantidas originais esse filme deixou de ser um épico do SCIFI.

    Só peço pelamordedeus que a saga do Yamato continue num próximo Live Action com mais verba e mais tempo de exibição, o universo Yamato merece!!!!!!

    Curtir

    1. ZéBedeu, compartilho de visão parecida! Por mais que o filme tenha alguns rombos no roteiro, ele é sim um épico (vi ontem pela terceira vez, kkkk) e tivesse umas três horas ou mais, daria para contar mais histórias.

      Muito interessante reparar em algumas nuances dos personagens que foram transpostas fielmente do animé para o live action. Sanada (ou Sandor) possui expressões idênticas ao desenho animado! Além disso, a carga dramática japonesa é mais pesada e mais uma vez ressalto que isto repele um pouco quem só vê filmes americanos.

      Por fim, uma pena que o filme não dê margens a continuações. Também, pudera: imaginem transpor o Cometa Império, todos os personagens ligados a ele, incluindo Desslock, a batalha de Saturno com Adromeda, a invasão do Cometa Império na Terra… putz!

      Pelo menos transformaram um sonho em realidade! E sonhar mais um pouco não custa nada…

      Curtir

  8. O filme tem tudo o que há de mais chato no cinema japonês: atuações afetadas, flashbacks no meio da ação, falatório demasiado. Efeitos visuais 10, roteiro zero:

    —NÂO LEIA SE NÂO VIU O FILME AINDA—

    Enfiar uma rolha espacial na nave, não era melhor que fosse uma bomba de uma vez?
    Colocar uma nave alienígena pra dentro, sem pensar que podia ser uma armadilha?

    Haja paciência…

    Curtir

  9. Como foi citado acima Yamato é realmente um filme para quem tem mais de trinta e teve a oportunidade de conhecer a fundo a historia…como fui um fán incondicional estou muito feliz de poder reviver essa historia.Yamato sempre!!!!

    Curtir

  10. Olá amigos. Há quinze longos anos que esperava por isso ! Ver a Argo (yamato)de “verdade” em Live Action. Apesar de curtas, as adaptações ficaram bastante convincentes. Como já disseram, os Space Dog Fights poderiam ser mais longos e em maior quantidade, mas vale a apena assistir ! A emoção foi a mesma de qd Vi Homem Aranha, Transformers, Lanterna Verde e Batman no cinema. è muito bom voltar a ser criança e adolescente, do mesmo modo que aconteceu qd assisti Star Trek The motion Picture no cinema, eu q sou trekker desde os 8 anos de idade. Qt a edição Blu ray, ja tem disponivel em 720 e 1080, porém alguns sites que usam Megaupload, fica impossivel e fom o Fileserve, muitos estão dando link vazio. Ainda nao consegui usar torrents, mas vou aprender. Parabens pelas resenhas e prá quem não foi criança,prá quem valoriza só Hollywood, Prá quem é da geração que fala usando as expressões “TIPO” e “TIPO ASSIM” o tempo inteiro qd usa a boca, meus pêsames. Aprendam português e se interessem pela época pré internet, que voces terão muito q aprender ! Gd Abraço a Todos !

    Curtir

  11. A nave ficou muito bem feita. O filme empolga no começo, depois vira uma porcaria. É incrível como sempre esses roteristas e produtores conseguem estragar tudo na hora da adaptação.

    Curtir

  12. Amei o filme, achei os efeitos especiais excepcionais, a recriação dos uniformes e a caracterização dos personagens foram ótimas .

    Logicamente, existem algumas deficiências, mas o conjunto da obra as supera ;achei que faltou explorar mais o personagem do Desslock e os confrontos com o Império Gamillon .
    A versão em filme puxou mais pro lado adulto, obviamente o roteiro não podia seguir a versão do anime … Mas acho que a duração do filme poderia ser maior.

    Adorei a atuação do Kodai,ele me fez chorar na sua cena final , todos os atores estavam ótimos, acho que não foram exagerados , ficaram super naturais, ao contrário da conhecida sisudez japonesa .

    Pena que pelo final , não deverá haver continuação … As emissoras de tv a cabo poderiam bem reprisar estes desenhos clássicos, pois boa parte da programação é horrível e não se compara a obras primas como o Yamato …

    Curtir

    1. Obrigado pelo comentário Dalila! Procure por aí também o novo desenho Yamato 2119, remake da procura por Iscandar. O novo desenho esta muito bom e bem fiel ao original, inclusive em materia de design.

      Curtir

  13. Neste mês de Outubro é comemorado os 40 anos de lançamento da série Patrulha Estelar

    Uchū Senkan Yamato – 宇宙戦艦ヤマト – Star Blazers – Space Cruiser Yamato – Space Battleship Yamato – Força Astral… Estes e outros títulos do qual este anime é conhecido nas transmissões em diversos países, fizeram que surgissem milhares de fãs da série pelo planeta.

    Aqui no Brasil, estará ocorrendo um evento comemorativo dos 40 anos da primeira transmissão da série no Japão. Convidamos a todos a prestigiarem o evento. Venham ver as exibições, documentários, itens de colecionadores (tragam também os seus), e fazer novos amigos…
    O evento é gratuito e situado num local de fácil acesso.
    Pedimos a todos que divulguem o evento nas suas redes sociais, em blogs e sites, e também solicitem que outros também divulguem o evento.
    Utilizem os dois links a seguir para informações, perguntas e divulgações.
    Esperamos vocês lá!
    Patrulha Estelar / Yamato – http://patrulhaestelarbr.blogspot.com.br/
    40 Anos da Patrulha Estelar – Divulgação de evento no Facebook – http://zip.net/blpQy6

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.